´BREVE HISTÓRICO DA BIBLIOTECA CEB

A primeira Biblioteca foi fundada ainda na época do Corujinha na década de 90, ocupava uma das salas da casa de madeira, Dª Maria de Lourdes Gomes, hoje diretora pedagógica do CEB, atendia simultaneamente Biblioteca e Secretaria. Na mesma década foi inaugurado o CEB e, a Biblioteca ganhou um espaço maior onde está instalada até hoje. É uma Biblioteca ampla e arejada, situada no segundo piso denominada Biblioteca I. Este espaço atende hoje somente Educação Infantil e Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II e Ensino Médio ganharam um novo espaço denominado Biblioteca II que está inserida no térreo do prédio novo.

Acervo: O Acervo é constituído de materiais Didáticos, multimídia, Obras Literárias (Poesias, Romance, Ficção), Literatura Infantil e Infanto Juvenil, Revistas, Gibis, Dicionários, Enciclopédias e Mapas.

A Hora do Conto: A Hora do Conto é um momento muito especial destinado aos alunos do Maternal, Educação Infantil e Ensino Fundamenta I, proporcionando a eles um contato maior com os livros no intuito de incentivar o hábito da leitura.


Manual de Metodologia para trabalho escolar: As bibliotecas do Colégio CEB possuem um manual de metodologia para fazer os trabalhos escolares, o manual tem como base a ABNT, todo aluno que precisar de orientação para desenvoler seu trabalho e formatá-lo deve procurar uma das bibliotecas do Colégio.




quinta-feira, 29 de março de 2012

PROGRAMA DE PESQUISA


   Com a preocupação de transformar a biblioteca em um lugar de troca de ideias, de sentimentos e em um espaço para ouvir histórias, para ler tranquilamente e para descobrir este espaço informacional, contribuindo com o ensino-aprendizagem do aluno e desenvolvendo habilidades de leitura e compreensão leitora tão presentes nas formas de avaliação, o colégio desenvolveu o Programa de Pesquisas do CEB.

Um dos objetivos da educação escolar é que as crianças e jovens aprendam a conviver em grupo de maneira produtiva e cooperativa. Assim, muitas atividades podem ser planejadas para grupos e para duplas. Isso dá oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros, bem como terem experiências socializadoras, tais como dialogar, ouvir, ajudar o outro, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista e coordenar ações para obter em sucesso em uma tarefa conjunta.

Para que os objetivos da educação possam ser atingidos, é necessário que os meios utilizados sejam compatíveis e eficazes. Pode-se afirmar que uma escola sem biblioteca é uma instituição incompleta, e uma biblioteca não orientada para um trabalho escolar dinâmico, torna-se um instrumento estático e improdutivo dentro desse contexto.

A existência de uma boa coleção vai depender muito do trabalho conjunto de professores e bibliotecários na definição de um  fio condutor, representado pela política de desenvolvimento de acervo, que cria e matém sua coesão interna. Isso proporcionará o oferecimento de um acervo rico, variado e atraente, e afinado com a proposta pedagógica da escola.

Objetivo Principal

Essa dinâmica tem como objetivo principal a formação dos alunos como usuários-leitores com iniciativa para escolherem recursos adequados para a informação e para o entretenimento, permitindo que as crianças e os jovens tenham acesso à informação e a utilizem, além de dominarem habilidades para localizar os materiais desejados e terem competência para avaliá-los, para selecioná-los e interpretá-los.
O simples ato de contar histórias traz o abstrato ao entendimento das crianças, e com isso há a vivência, que com as experiências, aumentam a segurança e as possibilidades dentro do relacionamento social.

A razão primordial de se ler histórias para crianças no processo formal-educacional é fazer com que elas tenham o primeiro contato real com a biblioteca e, consequentemente, com a maioria dos livros. Sendo assim, é importantíssimo que esse contato seja prazeroso e amigável, registrado na sua formação como uma imagem clara e satisfatória desta instituição.

Atividades da Educação Infantil
O tema da EI 2012 será LITERATURA, por meio deste desenvolveremos um projeto anual. 
Cada turma escolherá um nome para ser representada e este deverá ser o título de um clássico da literatura. 
Nossos objetivos serão: 
Proporcionar momentos de prazer através da leitura;
Ampliar vocabulário e organizar pensamentos;
Confrontar realidade e fantasia;
Aguçar o prazer pela leitura;
Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
Estimular a criatividade. 

Ações:
Pesquisas;
Hora do conto;
Releitura de obras;
Dramatização;
Registros escritos;
Registros fotográficos;
Histórias coletivas;
Baú de histórias;
Baú de fantasias;
Visitas a bibliotecas públicas;
Visitas a teatros.


Atividades Ensino Fundamental I

Nas diversas atividades que ocorrem na biblioteca, o sujeito deverá registrá-la, assim irá se adaptar com a introdução, com o desenvolvimento e com a conclusão, pois todas as histórias obedecem a uma sequência, a um início, a um meio e a um fim.
As crianças descobrem que a biblioteca é um lugar de troca de ideias e de sentimentos sobre o que é visto e ouvido, e também um espaço para se escutar histórias e para se ler tranquilamente.

Ações – Fichas de Leitura
Durante os três trimestres, as crianças frequentarão a biblioteca semanalmente, com data e hora marcada pela bibliotecária, para  empréstimos de livros. Cada trimestre as crianças preencherão uma ficha de leitura, de acordo com o livro que leram e que mais gostaram no trimestre.
1º trimestre : Projeto com livros :
2º ano: Meus avós são demais.
3º ano: De onde vem o pão?
4º ano: Convivendo com a Ecologia.
5º ano: Convivendo com o Dinheiro.
16/06 mostra Literária
2º trimestre: Doação de Livros  - Olimpíadas
Durante as  olimpíadas, faremos uma prova quando as crianças poderão trazer livros que estão em casa e não mais sendo utilizados para doar a quem precisa. Esta prova irá valer pontuação, assim como as outras provas culturais.
3º trimestre: Sexta-feira da troca do gibi.
Toda sexta-feira os alunos irão trazer gibis que já leram para trocarem com os amigos.


Atividade Ensino Fundamental II e Ensino Médio
- Pesquisa Escolar.
Ação - Roteiro de Pesquisa escolar, relatório de observação.
            -Normatização de trabalhos escolares.
            -A avaliação geral do aluno consistirá na entrega de um trabalho multidisciplinar, normatizado, e com defesa oral. Será um só trabalho que valerá nota para todas as disciplinas.

Há algum tempo, e cada vez mais, está se tornando muito comum os alunos de todas as idades, séries e níveis, usarem a internet como fonte de pesquisa, em local que se copia tudo, colam-se textos prontos e já se anexam as figuras. Então, resta apenas fazer a capa e imprimir. Muitas vezes, os alunos nem lêem seus trabalhos copiados.
Mas será que um trabalho feito deste modo tem algum valor para a construção do conhecimento do aluno? Qual o conceito de trabalho escolar?
Através da pesquisa se pode conhecer a opinião que as pessoas têm sobre os problemas envolvidos nesses temas, permite-se abrir portas para a intervenção em um das realidades, provocando novas ações e, principalmente, contribui-se para a construção de uma cidadania atual.
A pesquisa escolar como estratégia de aprendizado, baseada no questionamento, deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades de escolha de temas, de fontes de informação e de utilização de recursos que ajudem a clarear suas ideias, como, por exemplo, esquemas, tabelas e gráficos. Os mediadores devem criar condições para que, ao longo do processo, o aluno fale sobre seu trabalho, utilizando o diálogo como forma de desenvolver ideias. A pesquisa deve constituir, também, uma oportunidade para o estudante aprender a trabalhar em grupo.

A utilização das Normas da ABNT para apresentação de trabalhos escolares visa à organização e à padronização do pensamento do sujeito, possibilitando, desde as séries iniciais, o contato com as regras, ajudando, assim, a ordenar suas ideias e a construção de uma comunidade científica dentro do CEB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário