´BREVE HISTÓRICO DA BIBLIOTECA CEB

A primeira Biblioteca foi fundada ainda na época do Corujinha na década de 90, ocupava uma das salas da casa de madeira, Dª Maria de Lourdes Gomes, hoje diretora pedagógica do CEB, atendia simultaneamente Biblioteca e Secretaria. Na mesma década foi inaugurado o CEB e, a Biblioteca ganhou um espaço maior onde está instalada até hoje. É uma Biblioteca ampla e arejada, situada no segundo piso denominada Biblioteca I. Este espaço atende hoje somente Educação Infantil e Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II e Ensino Médio ganharam um novo espaço denominado Biblioteca II que está inserida no térreo do prédio novo.

Acervo: O Acervo é constituído de materiais Didáticos, multimídia, Obras Literárias (Poesias, Romance, Ficção), Literatura Infantil e Infanto Juvenil, Revistas, Gibis, Dicionários, Enciclopédias e Mapas.

A Hora do Conto: A Hora do Conto é um momento muito especial destinado aos alunos do Maternal, Educação Infantil e Ensino Fundamenta I, proporcionando a eles um contato maior com os livros no intuito de incentivar o hábito da leitura.


Manual de Metodologia para trabalho escolar: As bibliotecas do Colégio CEB possuem um manual de metodologia para fazer os trabalhos escolares, o manual tem como base a ABNT, todo aluno que precisar de orientação para desenvoler seu trabalho e formatá-lo deve procurar uma das bibliotecas do Colégio.




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Você sabia que no dia 13 de abril comemora-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro?

      
                                      



      A história do Hino Nacional reflete alguns dos momentos mais importantes de nossa história. O hino surgiu no momento em que o Brasil atravessava um período difícil, pois D. Pedro I, em razão de seus desmandos autoritários, fazia a independência do país oscilar. Assim, ao calor das manifestações civis que comemoravam a abdicação do Rei, forçada pelo clamor dos patriotas, Manuel da Silva refez o hino que criara em 1822 para saudar a emancipação política do país. O hino então se transformou num grito de rebeldia da pátria livre contra a tutela portuguesa.

       O hino nacional foi tocado pela primeira vez em 1831, e por quase um século sem ter oficialmente uma letra. Foram muitas as tentativas de acrescentar um texto à música que não deram certo, pois em sua maioria não possuíam versos bons: alguns eram carregados de ressentimentos e insultavam os portugueses; outros eram cheios de bajulações ao soberano reinante.

      Assim, só em 1909 a composição de Francisco Manuel da Silva ganhou a letra de Joaquim Osório Duque Estrada. No ano de 1922, Epitácio Pessoa oficializou a letra como Hino Nacional Brasileiro. Por ter sido originalmente criada para execução em orquestra, a música sofreu adaptações para ser cantada.

      Segundo Luís Heitor de Azevedo Correia, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado pela primeira vez no cais do Largo do Paço (atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro), quando D. Pedro I partiu em 13 de abril de 1831. O hino foi executado em meio a foguetes e muitos “vivas” entusiasmados da população.

      O Hino Nacional Brasileiro é considerado por muitos como um dos mais belos do mundo e causa uma forte comoção nacional quando é executado em grandes ocasiões. Os nossos grandes atletas nos enaltecem e elevam o nome do nosso país quando sobem ao pódio elevando a bandeira brasileira ao coro do nosso hino. O hino brasileiro ajuda a construir uma identidade nacional com a afirmação de nossa nacionalidade e independência.
          






         


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário