Pesquisa é uma investigação, é uma procura, é uma busca; quem pesquisa está procurando, basicamente, conhecer a verdade, adquirir e ampliar as informações que possui sobre determinado assunto, compreender fenômenos físicos e sociais, enriquecer-se do ponto de vista intelectual e cultural.
Uma pesquisa é básica, pura ou fundamental, quando tem como objetivo o progresso científico, a ampliação do conhecimento e sem a preocupação de utilizá-la na prática.
A pesquisa é aplicada quando os conhecimentos adquiridos são usados para resolver algum problema da realidade.
Na pesquisa histórica, o pesquisador procura informação sobre o passado para observar o que restou da época que está sendo estudada.
Na pesquisa de opinião investiga-se os gastos e referências das pessoas.
A pesquisa de campo, é feita por observação direta, no próprio local, e não por observação indireta (livros, revistas, depoimentos etc.)
Na pesquisa de mercado, procura-se obter informações sobre a venda de um produto, os hábitos dos consumidores ou a aceitação de um produto novo.
Como fazer uma pesquisa?
Toda pesquisa tem um ponto de partida, que é o tema, o assunto a ser pesquisado.
Assim que o tema for definido, deve ser traçado um plano, um esquema de pesquisa.
No caso da pesquisa escolar, esse esquema costuma ser simples, como no roteiro:
1) Defina os objetivos da pesquisa, para que ela será feita? Para um trabalho escolar? Para criar um texto? Desenho? Para conhecer o assunto e poder escrever um livro?
2) Determine quem vai fazer a pesquisa, será individual? Se for um grupo, o assunto será dividido entre os membros do grupo? Ou todos participarão da mesma tarefa?
3) Defina as técnicas de observação, o que será utilizada, observação direta ou indireta? Uma mistura das duas?
4) Defina as fontes que serão usadas: onde as informações serão procuradas? Se for uma pesquisa de observação indireta, por consulta, as principais fontes costumam ser:
• Livros;
• Jornais e revistas;
• Dicionários e enciclopédias (Obras de referências);
• Filmes, documentários e fotografias;
• Internet; e
• DC-ROMS, que em geral trazem informações bastante completas.
5) Defina os prazos da pesquisa, em quanto tempo ela será feita? Quando terá que entregar?
Planejamento pronto! Vamos à pesquisa! As primeiras etapas são:
1) Numa biblioteca, o primeiro passo é encontrar o catálogo do livro que você está procurando.
2) Localizado o livro na estante, o passo seguinte é ler com cuidado todo o sumário ou o índice, escolha a parte que pode ser útil à sua pesquisa.
3) Antes de começar a tomar notas, é importante ler todo o capítulo para ter uma visão do conjunto. Desse modo não perderá tempo e não anotará coisas inúteis. Por isso, as anotações devem começar a ser feitas apenas na segunda leitura do trecho ou capítulo.
4) Se o material que estiver consultando não for o seu, não se deve escrever ou sublinhar nada nele, pode anotar em um caderno ou ficha durante a primeira leitura.
5) Se o material for seu, pode sublinhar a lápis, frases ou trechos que considere importantes. Na margem, anote uma palavra ou expressão-chave sobre o conteúdo desse trecho.
6) Na releitura, quando for fazer anotações, pode ler apenas as páginas ou trechos que destacou da primeira vez. Isso evitará perda de tempo.
7) É importante, durante as anotações, tomar cuidado para não repetir as ideias. Utilize todas as fontes que o assunto remeter. No caso de dicionários e enciclopédias, quanto mais completas forem as anotações, mais ricas será a pesquisa. Mas cuidado para não ir longe demais! O excesso de textos e materiais pesquisados pode levá-Io inclusive a fugir do tema. Procure limitar sua pesquisa ao assunto pesquisado, e quando perceber que já tem material suficiente, para de ler e de anotar.
8) Importante também é não esquecer que uma leitura atenta vale mais do que várias leituras distraídas. Por isso, procure não ler muito depressa.
Ao pesquisar em várias fontes é preciso ficar atento ás fontes bibliográficas, pois serão utilizadas posteriormente. seu trabalho fundamentado nas obras pesquisadas. Dica: Anote separadamente o local onde foi retirado o assunto.
Vamos juntar tudo.
Se a pesquisa é em grupo, reúnam-se e façam, em conjunto, a análise e avaliação das anotações. Junte tudo o que foi conseguido, elimine as repetições, veja se há informações
contraditórias sobre um mesmo assunto e reescreva de modo que fiquem claras
Releitura das anotações
Depois de selecionadas, as anotações precisam ser lidas com cuidado e organizadas. Em seguida, reunir as que pretende utilizar para organizar um primeiro esboço do trabalho. Pode ser que sinta falta de mais informação, para que o trabalho fique completo, é o caso então de procurá-Ias
Definição da estrutura do trabalho
É hora de agrupar as anotações já selecionadas pensando na introdução no desenvolvimento e na conclusão de seu trabalho, e redigir o primeiro rascunho.
Na introdução, apresente a ideia geral de sua pesquisa, mostre a importância dela, fale sobre a metodologia que utilizou e, resumidamente, apresente parte do que será discutido no desenvolvimento do trabalho.
No desenvolvimento, você vai descrever, passo a passo, como desenvolveu o tema, observando o raciocínio utilizado.
Por último, na conclusão, apresente o seu ponto de vista, fale sobre o que aprendeu, e discuta os resultados que descobriu a partir de seus estudos.
Revisão do primeiro rascunho
Aqui, seu trabalho começa a tomar corpo. Depois de pronto esse primeiro rascunho, você deve lê-Io com cuidado para verificar se as ideias estão claras, se as informações estão completas: se há repetições, frases ou períodos trocados, se o conjunto está coerente, bem estruturado. Nessa leitura, em geral são feitos cortes, mudanças, deslocamentos de trechos.
Redação do segundo rascunho:
Deve ser lida pelo grupo. O grupo deve discutir as ideias e verificar se o texto propriamente dito está claro, objetivo, bem redigido, sem erros e organizado. Sugira alterações se precisar. Enfim, faça uma análise do trabalho.
A seleção final da iconografia:
Material que vai ilustrar o trabalho: fotos, recortes, desenhos, gráficos, que já deve ter sido reunido durante a pesquisa.
Informações necessárias à identificação do trabalho:
Título, subtítulo, se houver a necessidade, nome dos participantes, série, nome da escola constando na capa do trabalho e o sumário.
Organização da bibliografia consultada.
Deve aparecer no final do trabalho sob o título Referências, em ordem alfabética, respeitando as convenções da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Observe as normas de apresentação gráfica
Tipos da letra, número da letra, cor da impressão e papel.
Obrigado.
ResponderExcluirOtimo! me ajudou muito vlw ^^
ResponderExcluirMUITO BOAS AS DICAS PARA NOSSO TRABALHO , PARABENS SEUS IDEALIZADORES.
ResponderExcluir